31
12
17
Wilson Calil se despede da presidência do Sindbares/Abrasel com legado de conquistas
Com ele, a alimentação fora do lar tornou-se um dos setores de maior destaque na economia capixaba. Wilson Vettorazzo Calil, presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) e da seccional capixaba da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-ES), encerra sua gestão hoje, dia 31 de dezembro, deixando um legado de conquistas, fruto de muito trabalho e de boas parcerias.
Calil deixa as duas entidades bem instaladas e com duas sedes próprias, ambas em Vitória: a atual, moderna e bem localizada, no número 2.796 da avenida Nossa Senhora da Penha, em Santa Luíza, e a anterior, no edifício Sheila, de frente para a Leitão da Silva, com cerca de 300 metros quadrados. Outro destaque da administração de Wilson Calil foi ter trabalhado bem sua sucessão, com o apoio a uma chapa formada por empresários preparados para os novos desafios de 2018.
“Uma das mais importantes conquistas da nossa gestão é ter construído uma boa sucessão. Eu tenho certeza que essa nova diretoria, composta por membros da antiga direção, com toda sua experiência, e também por jovens empresários, dará um impulso muito grande ao setor em todo o Estado”, comemorou Wilson Calil, em cerimônia simbólica de posse dos novos diretores. Segundo ele, o Sindbares e a Abrasel irão manter sua forte representatividade perante a sociedade.
No dia 11 de dezembro, durante a festa de confraternização do Sindbares/Abrasel, realizada este ano no Ilha Shows, em Vitória, Wilson Calil deu posse, simbolicamente, à nova diretoria das duas entidades (o mandato começa no dia 1º de janeiro de 2018), encabeçada pelo atual vice-presidente, Rodrigo Miguel Vervloet, que liderou a chapa-única e vencedora da última eleição. Na ocasião, ele foi homenageado com o prêmio Amigo dos Bares e Restaurantes.
Trajetória como liderança
A história de Wilson Calil se confunde com a do Sindbares e da Abrasel-ES. Ele foi um dos fundadores do Sindicato, em 1991. Mais tarde, em 2000, ajudou a fortalecer a seccional da Abrasel no Estado (entidade criada no ano anterior, pelo então presidente do Sindbares, Gustavo Corrêa). E, em 2010, assumiu a vice-presidência da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), função que continua a ocupar.
Desde a sua criação, a Abrasel funciona de forma conjunta com o Sindbares, fortalecendo a representatividade de ambos. Em 2000, Wilson Calil assumiu a presidência das duas entidades, dando início a uma série de ações que contribuíram para fortalecer ainda mais o setor de alimentação fora do lar. Uma de suas primeiras ações foi instituir reuniões ampliadas periódicas para envolver mais os empresários nas ações da diretoria.
Já em seu primeiro ano na presidência da Abrasel e do Sindbares, ele se destacou como um dos idealizadores do 1º Encontro Capixaba de Bares e Restaurantes, evento precursor da tradicional feira SaborES, a maior do gênero no Estado. “Nossa meta inicial era criar uma feira que atendesse aos pequenos e microempresários, que se deslocam com menor frequência para acompanhar os lançamentos fora do Estado”, lembra o dirigente.
Graças a uma relação institucional que se expandiu e se consolidou, o Sindbares e a Abrasel-ES garantiram conquistas importantes junto ao poder público. As entidades iniciaram uma campanha pela redução do ICMS e, em 2010, os bares e restaurantes foram incluídos no Programa de Competitividade Sistêmica do Estado do Espírito Santo (Compete-ES), um marco na área fiscal e que elevou a competitividade dos negócios.
Atentas ao potencial do setor de alimentação fora do lar, instituições financeiras abriram linhas de crédito especiais. Depois, vieram a isenção do ICMS sobre a gorjeta no Estado, a regulamentação da taxa de serviço e a reforma trabalhista, pleitos históricos do empresariado e que contaram com a participação de Wilson Calil, via FBHA, em sua consolidação.
Foco na qualificação
A busca pela qualificação permanente do setor foi uma das marcas da gestão de Wilson Calil. Com o apoio de parceiros, o Sindbares e a Abrasel-ES ofereceram cursos de formação e de capacitação para empresários e trabalhadores inclusive no interior do Estado. “Nós sempre acreditamos que a formação e a capacitação são fundamentais para o crescimento do nosso setor e também do turismo em geral”, destaca o presidente.
Neste período, foi um dos idealizadores de projetos importantes, como o Qualifica Brasil, voltado à qualificação profissional nos segmentos de alimentação e hospedagem. Elaborado pelo Sindbares/Abrasel, o programa foi encampado pela FBHA e aprovado pelo Ministério do Turismo (MTur) para capacitar 3.840 empresários e gestores em todo o País. As duas entidades capixabas também coordenaram nacionalmente o Qualifica Brasil.
Um paulista capixaba
Paulista da cidade de Campinas, Wilson Calil se transferiu para o Espírito Santo em 1971, ano em que abriu o bar Amigão, um dos mais movimentados e tradicionais estabelecimentos de gastronomia e lazer da época, localizado na Praia de Camburi. Mais tarde expandiu sua atuação, criando a casa noturna Zanzibar, no andar superior, e passou a trazer vários artistas de renome nacional.
Em 2001, em sociedade com o amigo Francisco Assis, inaugurou, em Vila Velha, o Caranguejo do Assis, referência na gastronomia à base de frutos do mar. Wilson Calil sempre incentivou a realização de eventos turísticos, atuando, como membro efetivo, dos Conselhos de Turismo do Estado e de Vitória, além do Comitê Gestor da Macrorregião Sudeste e da Câmara de Qualificação Profissional do Ministério do Turismo.
Pelos mais de 45 anos de trabalho em prol da gastronomia, do entretenimento e do turismo do Espírito Santo, Wilson Calil, que já havia recebido o título de cidadão de Vitória, foi homenageado pela Assembleia Legislativa, no dia 4 de dezembro, com o título de cidadão espírito-santense (indicação do deputado Marcelo Santos). Dois dias depois recebeu, na mesma Casa, a Comenda Julio Biancucci, na categoria “profissionais do turismo”, indicada pela deputada Luzia Toledo.
Destaques da gestão de Wilson Calil
2000
– Posse como presidente do Sindbares (05/02/2000)
– 1º Encontro Capixaba de Bares e Restaurantes (precursor do Salão Sabores)
– 1ª Reunião Ampliada do Sindbares/Abrasel-ES
– Parceria para o Lançamento do Selo de Qualidade Turística de Vitória
2001
– Comissão Intersindical de Conciliação Prévia (segunda a ser criada no país)
– Implementação de convênios e parcerias
– Lançamento do 1º Guia Gastronômico do Sindbares
– Lançamento de nova marca de identificação dos estabelecimentos associados
2002
– Apoio à criação do Manual de Boas Práticas em Vitória e Vila Velha
– Redução da taxa de reembolso dos tíquetes refeição
– Parceria com a Prefeitura de Vitória para o desenvolvimento do projeto Qualidade dos Restaurantes
– Parceria com a Prefeitura de Vitória para a oferta do curso Qualidade Turística Recomendada para garçons
– Realização do projeto Qualidade nos Serviços de Alimentos e Bebidas no Shopping Vitória, em parceria com o Senac
– Apoio ao projeto turístico Rota do Sol e da Moqueca
– Criação do Prêmio Amigo dos Bares e Restaurantes
2003
– Lançamento do Selo de Qualidade Turística em Vila Velha, Cariacica e Serra
– Indicação como membro efetivo do Conselho Estadual de Turismo (Contures), na data de sua criação
– Elaboração de novo estatuto do Sindbares
– Campanha contra definição de horários para fechamento de bares e restaurantes
– Lançamento do novo formato do Guia Gastronômico do Sindbares
2004
– O Encontro Capixaba de Bares e Restaurantes cresce e se transforma na Feira da Gastronomia, Hotelaria e Turismo do Espírito Santo (Sabor-ES).
– Campanha pela redução da alíquota do ICMS sobre o setor de bares e restaurantes.
– Lançamento do programa Qualidade na Mesa no ES, programa nacional da Abrasel.
– Sindbares assume a vice-presidência para bares e restaurantes da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.
– Indicação como vice-presidente do Conselho de Turismo de Vitória (Contur).
2005
– Mobilização para impedir a limitação do horário de funcionamento de bares e restaurantes em municípios da Grande Vitória.
– Lançamento de novo portal Sindbares.
– Articulação para a criação da Subsecretaria de Turismo de Vitória.
– Realização do primeiro Censo de Bares e Restaurantes, em parceria com o Ministério do Turismo.
– Parceria para oferta de curso de inglês para trabalhadores do setor.
– Parceria para a realização do festival gastronômico Roda de Boteco.
2006
– 1ª Edição do Festival Brasil Sabor no Espírito Santo.
– Divulgação do Censo de Bares, Restaurantes e Meios de Hospedagem de Vitória, realizado em 2005.
– Criação da Regional do Sindbares/Abrasel em Cachoeiro e posse da primeira diretoria.
– Desenvolvimento do programa Qualidade na Mesa 2, com novos cursos – Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Formação de Multiplicadores.
– Compra de salas para implantação da futura sede do Sindbares/Abrasel no edifício Sheila, em Gurigica.
2007
– Mobilização contra o horário de funcionamento de bares e restaurantes no Espírito Santo.
– Parceria com a Prefeitura de Vitória para continuação do curso de qualificação para garçons.
– Realização de jantar beneficente no Palácio Anchieta.
– Articulação para criação de Secretaria de Estado do Turismo.
– Lançamento do livro Segredos dos Chefs.
– Implantação do sistema de excelência em gestão sindical (programa da CNC) no Sindbares/Abrasel.
2008
– Apresentação aos associados da sede própria no edifício Sheila, em Gurigica.
– Elaboração do projeto nacional Qualifica Brasil que, em seguida, foi encampado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e aprovado pelo Ministério do Turismo para capacitar 3.840 empresários e gestores do setor de alimentação fora do lar. Além de elaborar o projeto, o Sindbares/Abrasel foi o coordenador nacional do Qualifica Brasil.
– Parceria com a Setur para oferta de 405 vagas em cursos gratuitos.
2009
– Campanha pela redução da alíquota do ICMS sobre o setor de bares e restaurantes.
– Intensificação das ações de qualificação por meio do projeto Qualifica ES, uma proposta do Sindbares/Abrasel, em parceria com a Faesa e a Setur.
2010
– Inauguração oficial da nova sede no edifício Sheila, em Gurigica.
– Sindbares completa 20 anos.
– Inclusão de bares e restaurantes no Compete-ES, como resultado da campanha pela redução da alíquota do ICMS.
– Prorrogação por mais um ano do programa Qualifica Brasil.
– Caminhos do sabor, em parceria com a abrasel nacional.
2011
– Ano voltado para a qualificação profissional, inclusive levando o programa Qualifica Brasil para regiões turísticas do Espírito Santo.
2012
– Criação da Coordenadoria Regional do Sindbares/Abrasel-ES no Noroeste do Estado, com sede em Nova Venécia.
– Criação da Coordenadoria Regional do Sindbares/Abrasel-ES São Mateus
– Articulação e mobilização junto ao Governo do Estado garante exclusão da gorjeta da base de cálculo do ICMS. O ES foi um dos primeiros estados do Brasil a aderir ao convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que possibilitou esse benefício.
2013
– Autoridades e empresários discutem a criação de polos gastronômicos em Vitória.
– Sindbares/Abrasel-ES e Sebrae realizam oficinas de planejamento para os polos gastronômicos de Vitória.
– Articulação para criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Bares e Restaurantes
2014
– Jantar com as delegações da Austrália e de Camarões, da Copa do Mundo de 2014, para apresentação da gastronomia capixaba com um jantar de boas vindas as duas seleções.
– Qualificação voltada para a preparação para a Copa.
– Prefeito de Vitória sanciona lei que institui o programa Polos Gastronômicos de Vitória.
– Parceria com o Sebrae para envio de missão empresarial capixaba ao Rio de Janeiro para visita técnica aos polos gastronômicos cariocas
2015
– Articulação do Sindbares/Abrasel-ES junto à Câmara Municipal da Serra para ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes na cidade até as 2 horas da madrugada (o horário havia sido limitado por projeto apresentado pelo Executivo Municipal para até meia-noite)
– Inauguração da nova sede do Sindbares/Abrasel, na avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória.
– Sindbares/Abrasel-ES promove almoço com deputados estaduais a convite da Frente Parlamentar em Defesa dos Bares e Restaurantes.
– Prefeito de Vitória assina decretos criando os quatro primeiros polos gastronômicos de Vitória: Praia do Canto, Ilha das Caieiras, Curva da Jurema e Rua da Lama (em Jardim da Penha).
– Realização de festivais gastronômicos na Curva da Jurema e em Cariacica, em parceria com o Sebrae
2016
– Oficialização de Guriri, balneário de São Mateus, no Norte do Estado, como polo gastronômico.
– 1ª Edição da Semana da Criança Abrasel, projeto que visa integrar meninos e meninas da rede pública e levá-los a conhecer o mundo da gastronomia, apresentando a eles os bastidores dos estabelecimentos de alimentação fora do lar.
– Sindbares/Abrasel amplia a presença nas redes sociais, com a profissionalização da página oficial no Facebook e criação de grupo no Whatsapp.
2017
– Realização de pesquisa socioeconômica com as empresas do Compete-ES.
– Como integrante da FBHA, participação nas articulações para aprovação da reforma trabalhista e regulamentação da gorjeta, sob forte influência do Sindbares/Abrasel-ES.
– Criação e execução da Campanha #VempramESa, com foco nas redes sociais
– Criação da página oficial do Sindbares/Abrasel no Instagram
– Parceria com a Prefeitura de Vitória e a Ecos Eventos para a realização do festival gastronômico Roda de Boteco Verão 2018, nos quiosques 1 a 7 da praia de Camburi