19
06
18
Título de “Personalidade da Gastronomia” vai para o chef Juarez
O chef Juarez Campos – embaixador da culinária capixaba – acaba de receber mais uma homenagem: desta vez ele ganhou o título de “Personalidade da Gastronomia” do prêmio “Melhores do Ano da Prazeres da Mesa”, que está comemorando 15 anos da revista de circulação nacional. Foram premiados também vários outros chefs, barmen e restaurantes, eleitos pelo voto popular.
As únicas duas categorias não definidas pelo voto popular – e sim pela escolha da redação da revista – foram as de “Personalidade do Ano” e de “Responsabilidade Social”. No caso do chef capixaba, o título foi concedido ao chef capixaba, de acordo com a Prazeres da Mesa, “por seu importante papel no crescimento da gastronomia do Brasil”. A segunda condecoração foi entregue à chef Ana Bueno por seu projeto Escola de Comer.
Para Juarez (Restaruante Oriundi, em Vitória), a premiação é muito importante para o Estado porque chama a atenção para a gastronomia fora do tradicional polo Rio – São Paulo. “O prêmio mostra que, fora desse eixo, há vários chefs fazendo um maravilhoso trabalho de valorização dos produtos e produtores locais, além de resgatarem as receitas regionais”, destaca o embaixador da culinária capixaba.
O conhecido chef considera que a conquista do título de “Personalidade da Gastronomia”, concedida por uma revista nacional importante como a Prazeres da Mesa, é um reconhecimento pelos seus 25 anos de atuação na culinária e também como professor de Gastronomia e formador de pessoal. “O prêmio veio ainda coroar o maravilhoso evento ‘Mesa ao Vivo ES’, realizado em maio, na faculdade Novo Milênio, de Vila Velha, onde nossos chefs mostraram para o Brasil que a gastronomia capixaba é muito mais do que moqueca”, completou.
Veja, abaixo, a matéria publicada na Prazeres da Mesa sobre a premiação do chef Juarez:
“Embaixador da culinária capixaba é apenas um dos títulos que o chef Juarez Campos merece ostentar. São poucos aqueles imersos no mundo da gastronomia que nunca ouviram falar dele. A simpatia do chef é conhecida de Norte a Sul do país, assim como seus saborosos e bem executados preparos de acento italiano.
Quem observa Juarez no comando das caçarolas e vê o conhecimento que tem sobre técnicas e sabores não imagina que a formação do chef é, na verdade, em bioquímica. Nascido em uma família de grandes cozinheiros, a incluir principalmente a mãe, as tias e a sogra, Juarez tinha a culinária apenas como hobby.
Mas logo entendeu, durante os almoços dominicais, que a gastronomia seria algo importante em sua vida. Somada ao incentivo de sua mulher, Cynthia, a curiosidade do então cozinheiro amador o levou a refinar o aprendizado com diversos cursos na área. Formou-se no Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif) e no Curso Master de Cozinha Italiana, no Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros, em Costigliole d’Asti, na Itália.
Estudou ainda mais, profissionalizou-se e, hoje, pode ser considerado um dos mais importantes do Brasil. Em seu restaurante, o Oriundi (Vitória), aberto em 1993, ele desenvolve uma culinária tipicamente italiana, agraciando e enriquecendo a capital e a gastronomia capixaba.
Incansável como ninguém, ele é ainda membro da Federação Italiana de Cozinheiros e da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, comentarista de gastronomia da rádio CBN Vitória e professor na Faculdade Novo Milênio.
Com um sorriso e pronto para contar histórias – e piadas –, Juarez, sempre que pode, está presente em eventos pelo país, para difundir a cozinha capixaba, conhecimento e alegria. São esses e outros motivos que fazem Juarez Campos ser a Personalidade da Gastronomia deste ano”.
Fonte e foto: Prazeres da Mesa