22
04
21
SindBares e Abrasel faz apelo aos municípios e Estado para abrir atendimento take away e drive-thru
O Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares (SindBares/ES) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Espírito (Abrasel/ES) protocolou na última quinta-feira (22) solicitação de apoio às Prefeituras da Grande Vitória e Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Espírito Santo responsável para que estas se juntem à causa e apoiem no pleito pela liberação dos modalidades de take away e drive-thru nas cidades classificadas como Risco Extremo.
A entidade representativa reforça que é INEXPLICÁVEL a proibição dessas modalidades de atendimento e destaca, dentre os argumentos destaca o conflito do Decreto N.º 4859-r (restrições ao funcionamento) com a Portaria de Nº 013-R da Secretaria de Saúde – ambos exarados no âmbito estadual. Enquanto o Decreto “proibiu a abertura parcial de portas, portões e afins”, a Portaria orienta priorizar a ventilação natural dos espaços.
“Para se combater a um vírus de cunho respiratório, nada mais sensato que os estabelecimentos trabalhem de forma mais arejada possível, isto para a própria segurança dos funcionários, empresários, e inclusive da população”, comenta o presidente do SindBares e Abrasel no ES, Rodrigo Vervloet.
O apelo enviado aos Poderes Executivos municipais e representantes do Legislativo solicita apoio na liberação do take away e drive thru também argumenta que o setor foi o primeiro a apresentar protocolos de biossegurança para atendimento à população; porém não tem sido tratado com equidade frente a outras atividades econômicas, tais como feiras livres, padarias e supermercados.