24
05
17
Presidente do Sindbares é homenageado pela Assembleia Legislativa
A importância do segmento de eventos para a economia foi destaque na sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa na noite desta quarta-feira (24) em homenagem aos profissionais do setor que atuam no Espírito Santo. Trinta e nove produtores foram contemplados com certificados.
Um deles foi o presidente do Sindbares/Abrasel-ES, que atribuiu a premiação ao trabalho desenvolvido pela entidade. “A gastronomia possui um papel fundamental no turismo capixaba, e, sob a liderança do Sindbares/Abrasel, também tem contribuído significativamente com o segmento de eventos. É uma homenagem que nos deixa felizes e com ainda mais disposição para trabalhar pelo setor”, declarou.
O presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-ES), Cláudio Cardoso, afirmou que essa área da economia impacta mais de 50 setores da cadeia de serviços. Entre eles, hotelaria, espaços esportivos, culturais e de negócios, transporte, logística e segurança. “Não empregamos apenas organizadores e produtores”, disse.
Confira a galeria de fotos do evento.
Cardoso lembrou que uma das conquistas do segmento foi a instituição, no Estado de São Paulo, de 30 de abril como o Dia dos Profissionais de Eventos. De acordo com ele, essa data tem sido considerada em todo o país como o dia dos produtores de eventos, o que tem contribuído para maior visibilidade do segmento.
Conforme citou Cláudio Cardoso, o setor ainda precisa de maior reconhecimento no país, mas tem registrado alguns avanços; um deles foi a Lei Federal 1.771, que normatiza e conceitua esse tipo de atividade. Com a legislação, todas as empresas de eventos devem ter registro no Ministério do Turismo. “Muita gente ainda atua na informalidade, e uma das lutas nossas é fazer com que todos possam se profissionalizar”, ressaltou.
O presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Eustáquio Palhares, disse que a entidade tem buscado fortalecer o Espírito Santo como destino turístico. Para Palhares, apesar de o Estado ainda ter pouca visibilidade no Brasil, grande parte dos visitantes manifesta surpresa com as belezas descobertas aqui.
“Continuamos um lugar perdido entre o Rio de Janeiro e a Bahia. É preciso investimento pesado em campanhas de divulgação de nossas riquezas materiais e imateriais para sairmos desse isolamento cultural e turístico”, defendeu.
Para o presidente do Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos (Sindiprom-ES), João Alfonso Silva, é necessário ter maior estruturação desse mercado no Estado. “Já temos uma cadeira na Fecomércio (Federação do Comércio do Espírito Santo). Mas precisamos avançar muito mais”.
O proponente da solene, deputado Amaro Neto (SD), defendeu o incremento do turismo capixaba como alternativa para impulsionar o setor de eventos. O parlamentar citou que os profissionais e empresários da área enfrentam muitas dificuldades, relacionadas principalmente a excesso de burocracia na liberação de documentações necessárias para realizar suas atividades.
“Nosso compromisso é atuar no Legislativo estadual no sentido de solidificar o trabalho de vocês para que possam gerar mais emprego e renda”, afirmou o parlamentar. A fala de Amaro foi endossada pela presidente da Comissão de Turismo, deputada Luzia Toledo (PMDB), e pelo deputado Sergio Majeski (PSDB), que também se prontificaram a ajudar os promotores de eventos, aprovando iniciativas voltadas para o desenvolvimento do mercado.
O secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, também prestigiou a sessão solene. Ele afirmou que está se empenhando para criar em sua pasta programas voltados para a atração de visitantes ao Estado. “Isso é fundamental para a sobrevivência da área de eventos”, disse.