21
11
18
Evento do Sebrae discute o uso de tecnologia e inovação para o setor
Sensibilizar os empresários quanto à importância da transformação digital com a adoção de novas práticas e a busca de inovação em processos e serviços. Esse é o principal objetivo do evento PlugueSE, que está sendo promovido pelo Sebrae até o próximo dia 30, na sede da entidade na Enseada do Suá, em Vitória.
O evento visa contribuir para a conexão dos pequenos negócios ao novo momento do mercado, estimulando a inovação e a tecnologia. Para a cadeia produtiva do turismo, foram programadas duas atividades principais, sendo a primeira – o StexTur – sexta, sábado e domingo (dias 23 a 25); e a segunda – o “Hands_On Gastronomia” – no dia 27 (terça).
A meta do PlugueSE é poder contribuir para gerar competitividade para as pequenas empresas em um cenário cada vez mais digital e inovador. O evento, um dos maiores já realizados pelo Sebrae, tem palestras e várias ações, todas gratuitas e com vagas limitadas. Inscrições pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site http://pluguese.com.br.
StexTur
O StexTur é um encontro intensivo de um final de semana, que reúne profissionais especializados em desenvolvimento digital (gestão empresarial, inovação, comunicação, marketing, tecnologia etc.) que auxiliam os participantes na criação de soluções inovadoras e na formação de empreendedores críticos em relação à educação financeira.
O evento também visa contribuir para que os participantes possam identificar boas ideias que, no futuro, se tornem bons produtos, processos e serviços, para solucionar os desafios do trade de turismo. O público-alvo são micro e pequenas empresas, instituições de ensino, corporações e comunidades empreendedoras.
O programa é voltado para o estímulo da criação de soluções inovadoras para as “dores” do mercado competitivo do trade de turismo, ou seja, para descobrir as principais carências e demandas do setor. O evento tem a parceria das Secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
Serão promovidas apresentações de metodologias e das “dores” do setor turístico, além de uma maratona de desenvolvimento de soluções de inovação e tecnologia voltada para o setor. O Stex Tur veio para trazer novas idéias, motivar equipes, valorizar o indivíduo com foco na inovação, no relacionamento para atingir novos mercados.
“Hands_On Gastronomia”
Já na próxima terça (dia 27), acontecerá o “Hands_On Gastronomia”, que envolverá três oficinas de “hands_on” com conteúdos dirigidos a empreendedores que atuam no segmento de food service, além de demais interessados pelo tema. Hand-on é uma expressão em inglês usada no mundo corporativo para indicar “mãos à obra”, “mão na massa” ou ainda “aprender fazendo”.
O primeiro tema será “Food Styling – imagem para dar água na boca”, com o fotógrafo Bruno Coelho, especializado em fotografia gastronômica. Ele irá apresentar de dicas para fotografias de alimentos; orientações sobre enquadramento, composição do ambiente e iluminação; a importância de compor cenário que conte a história do alimento e como a imagem pode ser utilizada para conquistar o cliente.
Em seguida, será abordado o tema “Design de Pratos: montagem e decoração dos pratos”, apresentado pela chef Cleusa Costa, do restaurante Della Bistrô. Serão abordados os seguinte temas: o uso da estética como instrumento de requinte culinário; a importância da harmonização do prato, do equilíbrio das cores e da temperatura do alimento; e dicas de montagem e decoração para gastronomia.
Já o terceiro tema, “Gamificação em Food Service: o uso dos jogos como estratégia para engajar consumidores”, será apresentado por Rafael Lontra, especialista em gamificação. Ele irá tratar sobre a gamificação como instrumento de fidelização para consumidores em bares, restaurantes e similares; o uso de games para aumentar o faturamento dos estabelecimentos; cases empresariais que usam os jogos como parte de sua estratégia, a fim de conhecer, fidelizar e melhor atender seus clientes; e dicas de recompensas que podem ser utilizadas em ações de fidelização.