16
03
21
NOVO PROGRAMA DE CRÉDITO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Para garantir crédito emergencial aos setores mais afetados pela crise provocada pela pandemia da COVID, o Governo trabalha em um novo programa de crédito para liberar até R$ 3 bilhões em recursos do Fundo Garantidor de Investimentos (FGI).
Esse crédito será para focado em micro e pequenas empresas, de setores mais críticos da economia, em um modelo próximo ao do Pronampe, com juros maiores. Em entrevista ao Valor, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, explicou que a medida não trará nenhum impacto fiscal, mas exigirá alterações legais. “Estamos trabalhando em um projeto de lei, com o Congresso, para usar esses recursos”, afirmou.
Além disso, enquanto não voltam os programas governamentais de manutenção dos empregos e prorrogação de impostos, as empresas poderão contar com o alívio da extensão do prazo de carência dos empréstimos realizados em 2020. O governo já havia aumentado o prazo de oito para 11 meses. Agora, o projeto aprovado pelo Senado ampliou o período por mais seis meses.
O Sindbares está atento e acompanhando a liberação de linhas de crédito que poderão ser acessadas pelos associados. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Sindicato pelo telefone (27) 3038-1271 ou e-mail sindbares@sindbares.com.br.