25
07
17
No Congresso Abrasel, o fundador do China in Box apresenta a palestra “Acredite em você, sempre!”
A palestra de Robinson Shiba, sócio fundador do grupo TrendFoods, que detém as marcas China in Box e Gendai, abre o segundo dia de palestras do 29º Congresso Abrasel, no Centro Universitário IESB, em Brasília. O empresário, que é um das estrelas do reality-show Shark Tank, do canal Sony, onde dá dicas de empreendedorismo, sobe ao palco às 10h15 do dia 17 de agosto para contar a sua história como empreendedor e inspirar os participantes a aprimorarem a gestão de seus negócios com os exemplos dados por Shiba. Em 1992, ele inaugurou a primeira unidade do China in Box. Hoje, junto com a Gendai, possui mais de 220 lojas espalhadas em 22 estados. O início da trajetória, no entanto, foi praticamente acidental.
Quando no final dos anos 80 o então estudante de odontologia visitou os Estados Unidos pela primeira vez, com o intuito de aprimorar o inglês, conheceu lá restaurantes que vendiam comida chinesa em caixinhas. Foi o estalo que precisava para mudar de profissão e começar o seu próprio negócio. Num mercado brasileiro dominado na época por serviços de delivery de pizzas, investir em uma culinária oriental se mostrava uma jogada arriscada.
“Ser dentista não era um mau negócio. Um ano depois de formado, eu já tinha três consultórios. De vez em quando, lembrava dos planos de vender comida chinesa, mas não tomava nenhuma atitude. Só decidi levar o projeto adiante quando vi que estavam surgindo redes de fast food chinês nas praças de alimentação dos shopping centers”, contou Shiba em entrevista para a revista Exame.
Ele concluiu que era questão de tempo até que alguém também tivesse a ideia de abrir uma tele-entrega. Vendeu dois de seus consultórios e convenceu o pai a vender um apartamento para investir no novo negócio. Com o nome China in Box escolhido, várias pessoas ligavam para o restaurante achando que se tratava de box para banheiro. “No começo, eu mesmo distribuí panfletos nos prédios da vizinhança. Andei por todas as ruas num raio de sete quilômetros do restaurante. De tanto caminhar, em menos de um mês perdi quase 20 quilos. Em 1994, já tinha seis lojas. Alguns clientes começaram a perguntar se vendíamos franquias. Eu não sabia direito o que era isso. Às vezes, respondia brincando que não, o meu negócio era vender yakissoba e frango xadrez”, disse.
Franquias
Ao ouvir histórias de outras redes de fast food que estavam crescendo rapidamente graças às franquias, Shiba contratou um consultor para ajudar a entender como funcionava esse modelo de negócios. Em 1994, o China in Box foi transformado numa franqueadora. Em menos de dois anos, a rede já tinha 60 unidades franqueadas. “Eu cuidava de quase tudo sozinho. Escolhia os franqueados, os pontos de venda e dava treinamento aos funcionários”. A partir do relato de quem “andou pelo caminhos das pedras”, os participantes do Congresso Abrasel poderão ouvir dicas sobre como abrir uma franquia, ou se tornar um franqueado de sucesso.
Em 2008, surgiu o TrendFoods, que incorporou as marcas China in Box e Gendai em uma só gestão. Robinson Shiba é o presidente de grupo que é um dos líderes de mercado no segmento. Hoje são mais de 164 lojas China in Box e mais de 50 lojas Gendai espalhadas pelo Brasil. As duas marcas servem em média 6,5 milhões de pratos por ano. Agora o grupo investe na expansão em shoppings centers, buscando o público da classe C e um crescimento na casa dos 4% por ano em número de comandas.
O 29º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel, Prazeres da Mesa e Centro Universitário IESB. Tem o patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sebrae, Sodexo e Souza Cruz. Tem parceria com a Vinum Brasilis e parceira de mídia com Correio Braziliense, Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes, além do apoio da Fispal Food Service.
Serviço:
Fórum 29º Congresso Nacional Abrasel
Dias 16 e 17 de agosto
IESB – Campus Edson Machado
Saiba mais e inscreva-se: www.congressoabrasel.com.br
Fonte: Abrasel