21
06
18
Índice de Atividades Turísticas cresce no ES no primeiro trimestre
Uma boa notícia para o trade turístico capixaba: de acordo com Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Índice de Atividades Turísticas (Iatur) do Espírito Santo fechou o primeiro trimestre deste ano com alta de 14,3%. Já em relação a março de 2017, o Estado se destacou nacionalmente com a maior variação, registrando avanço de 21,0%
A PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
No Espírito Santo, o IATUR vinha apresentando resultados positivos nas duas comparações desde outubro de 2017 e registrou um recuo no mês de fevereiro de 2018 na comparação mensal. No entanto, em março de 2018 já retomou a tendência positiva, com alta de 4,6% em relação ao mês anterior e avanço de 21,0% em relação a março de 2017.
Com esse resultado, o IATUR do Espírito Santo acumulou no primeiro trimestre do ano de 2018 um avanço de 14,3% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de doze meses a alta foi de 2,8%, ressaltando que essa foi a primeira variação positiva significativa do indicador depois de três anos de quedas.
Para a Fecomércio-ES, mesmo não recuperando todas as perdas passadas, os indicadores positivos são muito importantes e acabam refletindo na melhoria das perspectivas para os próximos meses. A entidade acredita que, para uma maior recuperação, o setor depende da reação dos demais setores da economia e do consumo das famílias.
Fontes: Fecomércio-ES / IBGE / Setur-ES