02
02
21
Governo Federal adia pagamento do Simples Nacional
O setor de bares, restaurantes e similares foram um dos mais afetados pela crise avassaladora da Covid-19. Muitos estabelecimentos fecharam, outros enfrentam sérios problemas para continuarem o empreendimento. Além disso, em recente pesquisa, a Abrasel revelou que 63% das empresas endividadas relataram atraso com o pagamento do imposto. Por isso, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) decidiu prorrogar excepcionalmente o prazo para o pagamento dos tributos apurados pelo Simples Nacional para o dia 26 de fevereiro.
Essa ação veio como um alívio para as empresas e permite, também, ao governo ganhar tempo para elaborar uma medida mais robusta de auxílio (como o parcelamento de dívidas atrasadas do Simples).
O Simples Nacional é um regime diferenciado de impostos para micro e pequenas empresas, que faturam até 4,8 milhões por ano. Para a adesão a lei exige que a empresa não possua débitos nas administrações tributárias federal, estadual e municipal.
A mudança veio para após um ano atípico em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, o que resultou na redução da atividade econômica em geral e no resultado operacional das empresas. Nesse cenário, espera-se que haja um aumento no número de novos optantes pelo Simples Nacional.