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Futuro do varejo alimentar é tema de palestra do Congresso Abrasel
As inovações tecnológicas no setor de alimentação fora do lar. Esse foi o tema da palestra de Demetrio Teodorov, superintendente da Alelo Brasil, durante o 30º Congresso da Abrasel, nesta quinta-feira (16), em Brasília. “O nosso propósito é construir o futuro no presente. Olhar à frente para imaginar o que ainda não existe”, afirmou o profissional.
Classificado como futurista, por ser responsável por pesquisar e desenvolver inovações tecnológicas a curto e longo prazos, visando antecipar o futuro e prever possíveis alterações nos mercados, Teodorov destacou a importância da relação entre empresa e consumidor como fator de sucesso para a implantação de novas ferramentas tecnológicas no mercado.
O especialista ressaltou a importância da atualização dos negócios para os empresários de bares e restaurantes. Segundo ele, existem fatores que influenciam os negócios alimentícios, sugerindo a implantação de transações fluidas, da adoção de espaços multifuncionais e compartilhados, além da disponibilização de comida limpa para os clientes mais antenados com as tendências tecnológicas.
O futuro é agora
Uma das missões do futurista é analisar as inovações já presentes no mercado. O superintendente apresentou diversas tecnologias que já mudaram as formas como as empresas do setor de alimentação fora do lar e os clientes interagem. Ele apresentou um hambúrguer inovador, no qual a carne foi desenvolvida dentro de um laboratório para que o sabor e a textura simulassem o alimento real.
Essa tecnologia foi criada com o objetivo de disponibilizar este tipo de comida para quem não pode consumir produto de origem animal. Além das inovações no próprio alimento, Teodorov explicou que as formas de entrega e preparo do produto já sofreram mudanças, citando, como exemplo, o case de sucesso do iFood, aplicativo que se tornou um dos principais serviços de delivery oferecidos no país.
O superintendente da Alelo alertou que é preciso pensar em como será feita a entrega de comida nos próximos anos, já que estarão inseridos no setor robôs e impressoras 3D que auxiliarão na rotina dos trabalhos. Para ele, os pequenos e grandes empresários têm a obrigação de investir em tecnologia e prever o futuro científico: “As mudanças estão acontecendo agora e as empresas têm que estar atentas. O grande lance não é tecnologia, é o comportamento”.
Gestão de resíduos
A gestão de resíduos e a necessidade de transformar o problema em solução sustentável foi tema da segunda palestra do 30º Congresso da Abrasel, na última quinta-feira (16). Os especialistas Paulo Mello, da Ecozinhas, e Roberto Bretas, da Green Ambiental, debateram sobre soluções para os impactos econômicos, ambientais e sociais causados pelo desperdício de alimentos.
Paulo Mello afirmou que o controle correto dos resíduos gera empregos para a sociedade e economia para o empresário. Ele defendeu a necessidade de cuidar dessa questão, pois o Brasil não tem a cultura de administrar resíduos e, como consequência, os detritos acabam sendo destinados incorretamente para locais inapropriados (lixões e aterros sanitários).
Mello ressaltou que é necessário estimular a consciência coletiva sobre como administrar corretamente os resíduos e incentivar as empresas a cumprirem com a responsabilidade social e preservação ambiental.
Roberto Bretas focou na gestão do correta do resíduo como fonte de expansão no mercado. Ele explicou que, quando há a gestão adequada, tudo aquilo que é reciclável já tem um mercado certo. Segundo ele, é possível provar que nessa gestão existe um tripé social, econômico e ambiental que é beneficiado, faltando apenas a conscientização.
Sobre o evento
O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 16, no campus sul do IESB, em Brasília. A 30ª edição tem como tema Brasil Novo: simples para empreender. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (14), no Centro de Convenções do Hotel Brasil 21.
O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pelo grupo Mundo Mesa | Prazeres da Mesa, com patrocínio da Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Conta também com a parceria da UNECS, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal, Pitu e Senac.