13
12
17
Festival Gastronômico de Verão começa com quiosques lotados
Um grupo de turistas de Curitiba (PR) soube no hotel do início do festival e não perdeu tempo. Após terminarem o roteiro programado de visitação a atrativos da capital, os amigos foram para um dos quiosques saborear o melhor da gastronomia capixaba.
“É a primeira vez que visitamos Vitória e estamos apaixonados por ela. A cidade é linda, e essa orla é maravilhosa. Queremos comer muita comida boa preparada nos quiosques, que têm pratos diversificados em cada um. Estou ansioso por degustar a famosa moqueca capixaba, além de um peroá frito. Não temos isso em Curitiba”, enfatizou Adonias José de Souza, ao lado dos amigos Gabriel, Roberto e Noely.
Abertura
Para a abertura oficial do Festival Gastronômico, na noite desta terça-feira (12), o prefeito Luciano Rezende percorreu cada um dos sete quiosques ao lado de moradores, secretários municipais e parlamentares para desejar sucesso aos bares e restaurantes participantes.
“Nestes sete quiosques teremos o melhor da cozinha de bares e restaurantes do Estado do Espírito Santo e algumas das melhores cozinhas do Brasil. Os moradores de Vitória e os nossos turistas serão recepcionados com carinho e bem atendidos, inclusive com serviços na areia da praia. Hoje é um dia histórico”, apontou o prefeito.
O presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Wilson Calil, que venceu o edital de chamamento público para a realização do festival, destacou a parceria para o evento. “Nós participamos deste festival com muita satisfação e temos a certeza que será um grande sucesso. Todos os bares e restaurantes do Roda de Boteco que participam do evento estão animadíssimos, e vamos apresentar aqui um grande show de gastronomia”, disse.
“Quero agradecer aos empresários que aceitaram esse desafio de ocupar os sete quiosques, antes nunca feito de forma simultânea. Hoje, não tenho dúvidas que temos condições de levar o que há de melhor em serviço e gastronomia para a população. Esse será o melhor verão que Vitória já teve”, apontou o organizador do Festival Roda de Boteco, Raimundo Nonato.
Festival
Até 28 de fevereiro do próximo ano, De Passagem (quiosque 1), Regina Maris (quiosque 3), Moqueca (quiosque 4), Bar Zito e Boteco do João (quiosque 5), Caranguejo do Assis (quiosque 6) e Mercearia Botequim (quiosque 7) vão ofertar o melhor da gastronomia para os clientes, com pratos voltados para a culinária local, de botequim, brasileira e frutos do mar. O quiosque 2 será destinado ao entretenimento.
Funcionamento
Os quiosques vão funcionar em horários diferenciados. Cada bar ou restaurante participante do festival poderá ocupar ou não uma faixa de areia da praia com mesas e cadeiras. Isso vai depender se a logística e o tipo de atividade deles têm uma relação direta com a finalidade. Os banheiros poderão ser usados por pessoas que não estiverem frequentando os quiosques a partir do pagamento de uma tarifa.
Serviço
Festival Gastronômico de Verão
Conheça horários de funcionamento e pratos ofertados
K1 – DE PASSAGEM e PETISCARIA DO JOJO’S
Petisco: Casadinho à De Passagem – camarões VM envolvidos com filezinhos de tilápia e fritos. Acompanha molho especial
Petisco: Vulcão de Camarão – camarões VM, arroz de camarão cremoso, purê de batata e batata palha
Horário de funcionamento: 3ª a 5ª, das 11h às 22h; 6ª e sábado, das 9h às 23h; domingo, das 9h às 20h
Programação semanal a definir
K2 – Espaço reservado para ações de entretenimento, eventos e imprensa
Nesta quarta-feira (13), o quiosque recebe show da dupla Higino e Gabriel. E na quinta-feira (14), o projeto Som de Fogueira promete colocar todo mundo para dançar.
K3 – REGINA MARIS
Petisco: Joelho de Porco Arretado de Bom – joelho de porco defumado no feijão acompanhado de salada de couve ao alho
Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 23h
Programação semanal a definir
K4 – RESTAURANTE MOQUECA
Petisco: Mexido do Mar – combinação de mariscos, arroz e delicioso molho capixaba. Petisco comparável a um risoto ou paella
Petisco: Bobó de Frutos do Mar – moquequinha de frutos do mar misturada num delicioso creme de aipim
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h à meia-noite
Programação artística: 4ª a 6ª, das 19h às 23h; sábado, das 14h às 18h e das 19h às 23h; domingo, das 14h às 19h
K5 – BARZITO
Petisco: Uai, Sô! – costelinha suína ao molho no pirão de farinha de milho torrada e couve
Horário de funcionamento: 3ª a sábado, das 11h às 23h; domingo, das 10h às 19h
Programação artística: toda 5ª, 6ª e sábado, a partir das 19h30
K5 – BOTECO DO JOÃO
Petisco: Fígado Mineiro – saborosas e suculentas iscas de fígado bovino acompanhadas de maravilhosa farofa e vinagrete
Horário de funcionamento: 3ª a sábado, das 11h às 23h; domingo, das 10h às 19h
Programação artística: toda 5ª, 6ª e sábado, a partir das 19h30
K6 – CARANGUEJO DO ASSIS
Petisco: Batata do Assis – batata recheada com camarão e catupiry ou siri e catupiry
Horário de funcionamento: 2ª a sábado, das 10h à meia-noite; domingo, das 10h às 19h
Programação artística a definir
K7 – MERCEARIA BOTEQUIM
Petisco: Picanha do Agreste – deliciosa picanha de sol feita na manteiga de garrafa, acompanhada de aipim manteiga e exclusivo molho do Mercearia Botequim
Petisco: Trem Bão – combinado de tutu de feijão com pernil na cerveja, torresmo crocante e linguiça da roça acebolada
Horário de funcionamento: 2ª a domingo, das 9h à meia-noite
Fonte: Prefeitura de Vitória
*Fotos: Diego Alves