26
02
18
Abertas pré-matrículas para cursos gratuitos na área de Turismo
Já estão abertas as pré-matrículas online para o programa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Turismo Voluntário. Estão sendo oferecidas 207.375 vagas para 24 cursos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 19 de março.
Os cursos profissionalizantes ofertados pelo Pronatec Turismo Voluntário têm duração que varia de 160 a 300 horas. Na lista de oferta estão: Inglês e Espanhol básico, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Mensageiro, Recepcionista, Reciclador, Agente de Microcrédito, Produtor de Cerveja, Auxiliar de Fiscalização Ambiental etc.
Os cursos são fruto de parceria entre os Ministérios do Turismo e da Educação e são destinados a todo o Brasil. Para se inscrever, basta acessar o link do Pronatec do MEC (http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro) e fazer a pré-matrícula. Os cursos são destinados a maiores de 15 anos.
A partir do dia 26 de março os alunos terão acesso à plataforma para validar a matrícula e iniciar o curso, segundo previsão do Ministério da Educação. A instituição de ensino tem até 30 dias, após finalização do curso pelo aluno, para emitir o certificado de conclusão
O Pronatec
Criado em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como finalidade ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.
O Pronatec representa um esforço de oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), voltados prioritariamente para os estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, os trabalhadores, os beneficiários dos programas federais de transferência de renda e os estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
Objetivos do Pronatec:
I – expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
II – fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;
III – contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;
IV – ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;
V – estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
VI – estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda.
Mais informações: http://www.turismo.gov.br/últimas-notícias/10783
Fonte: site do MEC