12
12
22
Fechada a negociação coletiva para bares, restaurantes, cozinhas industriais e similares.
Nesta última semana, as Diretorias do Sindicato Patronal SindBares e Sindicato Laboral Sintrahotéis, encerraram as negociações e firmaram a Convenção Coletiva de Trabalho de 2023. Após as assembleias realizadas, ficou acordado que o reajuste salarial a partir de 01/01/2023 será no percentual de 9% (nove por cento). Esse índice considerou a projeção do INPC, IGPM, índices que medem a inflação e que estimam um aumento de 10% (dez por cento) para o mês seguinte. Além disso, este índice considerou também as projeções de aumento para o salário mínimo.
Então, a partir de 1º de Janeiro, o piso salarial único para bares, restaurantes e similares passa a ser de R$1.383,73, conforme a ata de encerramento das negociações.
“O nosso piso salarial é sempre muito próximo ao salário mínimo, então, precisamos considerar este fator para a negociação. Porém, o pleito do sindicato laboral era acima disso, então negociamos como podíamos, visto que houve uma compreensão de uma dificuldade econômica do setor, portanto este foi o valor que conseguimos conciliar entre as partes”, afirmou Rodrigo Vervloet, presidente do Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares do Estado (SINDBARES – ES)
Em caso de dúvidas, entre em contato com o SindBares/Abrasel no ES pelo telefone (27) 3038-1271.