31
10
18
Voo direto para Buenos Aires e mais novidade nos 20 anos do Convention
Um voo direto para Buenos Aires (Argentina) aos sábados, da Gol, a partir de 19 de janeiro. Essa é uma das novidades que as cias aéreas que operam no Espírito Santo terão a partir do Aeroporto de Vitória. O anúncio aconteceu na cerimônia de assinatura do Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo (Compete-ES) entre o Estado e o setor de aviação (via Associação Brasileira de Empresas Aéreas).
A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, na última terça (30), quando também foram comemorados os 20 anos do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB). Além do primeiro voo internacional da Gol, a partir de Vitória, outras novidades anunciadas (que já estão acontecendo) foram o voo direto Vitória–Fortaleza e o aumento da frequência no transporte de carga para Miami, ambas da Latam Airlines.
Além das duas companhias, a Azul Linhas Aéreas deve anunciar novidades nos próximos meses e a Avianca Brasil também terá novos voos no ano que vem. De acordo com o governador Paulo Hartung, a inclusão de novas rotas foi uma construção importante, que envolveu a equipe de Governo com a atuação das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Fazenda (Sefaz) e Desenvolvimento (Sedes).
“É uma operação de ganha-ganha. Recentemente inauguramos o novo Aeroporto de Vitória, que agora tem uma infraestrutura adequada ao desenvolvimento do Estado, e estamos construindo o primeiro Aeroporto Regional de Linhares. Precisávamos estreitar essa relação com as companhias aéreas. E agora já temos novas linhas para dentro do País, o que é importante para a conexão de passageiros e de cargas”, explicou Hartung.
Com a assinatura do Compete-ES, as empresas de transporte aéreo de passageiros e de cargas aderem ao contrato de competitividade (Lei 10.568/2016), tendo acesso à redução da alíquota do ICMS do querosene da aviação, conforme contrapartidas oferecidas pelas cias ao Governo do Estado. Para o secretário estadual de Turismo, Paulo Renato Fonseca Jr., esse é um momento único para o desenvolvimento econômico e turístico do Estado.
“Foi um movimento de várias mãos que se iniciou com o ex-secretário José Sales Filho. Temos um time esforçado que – junto a outras secretarias do Governo – trabalhou muito para que isso se tornasse realidade. O Espírito Santo abre portas para o mundo”, comemorou. A redução do ICMS será de 25% para 12% para as empresas que aderirem a uma das condições, e cai para 7% se atenderem a dois ou mais critérios.
Aniversário do ESC&VB
O presidente do Sindbares e da Abrasel, Rodrigo Vervloet, parabenizou o ES Convention pelos 20 anos de atuação e destacou a importância da entidade tanto para o turismo quanto para a economia do Estado. Ele também comemorou o anúncio do primeiro voo internacional de passageiros, saindo de Vitória, e as outras medidas anunciadas pelas companhias aéreas.
Na avaliação de Fabiano Ongaratto, que é da diretoria do Sindbares e da Abrasel e o atual vice-presidente do Convention, o aumento de opções aéreas no Aeroporto de Vitória é muito importante para o turismo em geral. Segundo ele, o foco do ESC&VB são os eventos, que impactam 52 setores da economia, entre eles o de alimentação fora do lar, “que recebe diretamente os reflexos do aumento do fluxo turístico”.
Fonte: com informações da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)
Foto: Secom