24
08
18
Palestra sobre “eSocial” esclarece as dúvidas sobre o novo sistema
A palestra “eSocial – Uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas”, realizada na última quinta-feira (23) à tarde, no auditório do Sindbares e da Abrasel, em Vitória, reuniu cerca de 70 pessoas, entre empresários, contadores e funcionários ligados aos setores de pessoal e financeiro de empresas associadas.
A palestra foi feita pelo contador Luciano Castro (sócio da Impacto Consultoria e Assessoria Contábil), que, entre outros temas, falou sobre o histórico do eSocial e a qualificação cadastral INSS e CEF, tratou de questões relativas ao DCTF-WEB e ao REINF e também da gestão de SST para o eSocial. O consultor contábil respondeu a muitas perguntas, esclarecendo vários questionamentos a respeito do novo sistema, que já pode ser testado pelas empresas.
Vale lembrar que a obrigatoriedade de adesão ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) para todas as micro e pequenas empresas (MPE), tanto do Simples quanto por Lucro Presumido, e os microempreendedores individuais (MEI) deverão integrar o sistema a partir de novembro.