11
05
18
Praia do Canto terá bloqueio de ruas durante os jogos da Seleção
O Sindbares/Abrasel participou, na tarde da última quinta-feira (10), da 5ª reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), criado, em 2013, para discutir ações visando à segurança e à ordem pública na capital. O GGIM reúne autoridades e representantes da Prefeitura de Vitória, do Governo do Estado, do Ministério Público e do Judiciário.
A pauta do encontro de ontem foi a discussão dos possíveis impactos causados pelos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo na região do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto. Participaram da reunião, representando o Sindbares/Abrasel, o vice-presidente das duas entidades, Terence Rangel, e o diretor Marcelo Uliana.
Segundo os dois dirigentes, o Sindbares e a Abrasel apoiam a transmissão dos jogos pelos bares e restaurantes, uma atividade que já faz parte da cultura local, mas colocam-se ao lado da Associação de Moradores da Praia do Canto, defendendo que tudo seja feito com alegria, segurança e sem confusão.
E, para organizar da melhor maneira possível a realização de eventos da Copa, ficou definido que algumas ruas da região, durante os Jogos, permanecerão abertas ao trânsito de veículos apenas dos moradores.
Interdição de ruas
Para garantir a segurança dos torcedores nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, a Polícia Militar apresentou a proposta, aprovada por todos os integrantes, do bloqueio parcial, a partir das 8 horas, das seguintes vias na região do Triângulo, na Praia do Canto:
- rua Selimo Vieira Gomes com cruzamento com a avenida Saturnino de Brito
- rua Manoel Gonçalves Carneiro no cruzamento com a avenida Saturnino de Brito
- rua João da Cruz no cruzamento com a avenida Saturnino de Brito
- rua Afonso Cláudio com cruzamento com a rua Joaquim Lírio
- rua Aleixo Neto com o cruzamento da rua João da Cruz.
Nos dias de jogos, será permitido apenas o trânsito de veículos de moradores e membros da comunidade de negócios da região, ficando proibida a entrada e a instalação de ambulantes. Duas horas antes do início e quatro horas após o término das partidas do Brasil vai ocorrer o bloqueio total dessas vias, não sendo permitido nenhum trânsito de veículos.
“Os bloqueios no trânsito serão realizados para oferecer tranquilidade e segurança aos torcedores. Para organizar o tráfego de veículos, serão disponibilizados agentes da Guarda Municipal, que estarão dispostos nos pontos de interdição”, explicou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.
O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel José Augusto Píccoli de Almeida, destacou a importância da parceria entre as autoridades representadas no GGIM. “Essa parceria entre o Poder Público, representantes da Câmara, moradores e comerciantes é importante para reduzirmos o impacto das reuniões de pessoas durante os eventos da Copa do Mundo”, afirmou.
De acordo com o prefeito Luciano Rezende, desde 2013 têm sido feitas ações para reduzir a violência na capital: “Os números mostram que estamos no caminho certo. O GGIM tem sido de extrema importância para nossa gestão. O trabalho da Guarda Civil Municipal, sempre feito em parceria com as polícias Civil e Militar, tem dado resultados surpreendentes”.
Fonte: com informações da Prefeitura de Vitória