23
03
18
Cozinha capixaba é destaque na Mesa ao Vivo ES nesta sexta
A cozinha capixaba é um dos destaques de hoje da primeira edição do Mesa ao Vivo no Espírito Santo, evento criado pela revista Prazeres da Mesa, que termina hoje, na Faculdade Novo Milênio. Personagem presente na moqueca, o dourado será a estrela da aula que o chef Hamilton Martins apresenta hoje, às 15h30.
Há 18 anos no comando do Restaurante 235, em Itapemirim, o chef vai mostrar ao público que o dourado pode ser consumido em diferentes cortes e não só em posta, como de costume. Em sua aula, será feita uma demonstração de corte de um dourado de 12 quilos e o preparo de uma moqueca de lombo.
De acordo com o chef Hamilton, o capixaba, em geral, consome o dourado em postas. Ele lembra que o lombo, que é exportado para a Europa, pode ser servido assado, grelhado ou curado. Ele vai fazer uma homenagem aos profissionais da pesca, já que Itapemirim é uma colônia de pescadores e a economia local depende basicamente da atividade.
Cerca de 300 embarcações trabalham com a pesca e a cidade conta com uma empresa de beneficiamento do pescado que exporta para vários países. O chef vai encerrar sua aula convidado a todos para o Festival de Frutos do Mar que acontece em Itapemirim na Semana Santa, destacando os pratos da nossa cozinha, como a tradicional torta capixaba.
As aulas de hoje na faculdade Novo Milênio, iniciadas às 11 horas, com a chef Bel Coelho (restaurante Clandestino, que abre apenas uma semana por mês, em São Paulo), vão até as 19h30. Criado, há 14 anos, pela revista “Prazeres da Mesa” com o objetivo de mostrar ao público uma publicação sendo feita ao vivo, o Mesa ao Vivo incentiva o intercâmbio gastronômico entre diferentes regiões do país, e também a nível internacional recebendo chefs estrangeiros para palestrar em seus eventos. O Sindbares e a Abrasel dão apoio à iniciativa.
Veja a programação completa aqui.