31
08
17
Salão Sabores: dois dias de fomento da gastronomia e da hotelaria em Vitória
A edição 2017 do Salão Sabores foi um sucesso! Realizado na segunda e terça-feira desta semana, o Salão Técnico e de Negócios em Gastronomia e Hotelaria do Espírito Santo reuniu centenas de empresários, estudantes e apaixonados pelo mundo da culinária, trazendo uma programação repleta de palestras técnicas, aulas show com chefs nacionais e capixabas e rodadas de negócios entre empresários e fornecedores.
Este ano, o evento teve como tema a cozinha ítalo-capixaba, uma das mais fortes influências gastronômicas do Estado. Foram 38 expositores de serviços e produtos, 16 chefs, uma nutricionista e 10 palestrantes técnicos, tudo para auxiliar os empresários a qualificarem ainda mais a gestão de seus negócios, além de ampliar os conhecimentos de quem pretende atuar no setor.
Veja a galera de fotos do evento
Um dos destaques foi o painel que apresentou os impactos da reforma trabalhista sobre os bares e restaurantes, com a presença do senador Ricardo Ferraço, do presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Jr., do presidente do Sindbares/Abrasel-ES, Wilson Vettorazzo Calil, e do advogado especialista em direito trabalhista, Leonardo Lage da Motta.
Em sua fala, Calil agradeceu a presença dos empresários e gestores que lotaram o auditório para acompanhar a apresentação, e lembrou que a reforma traz segurança jurídica aos setores produtivos, paralisando uma enxurrada de processos trabalhistas. “Além de onerar os cofres públicos, essas ações inviabilizavam o funcionamento das empresas. Em 2016, foram registradas mais de 3 milhões de novas ações no País, número 50 vezes maior que a média mundial”.
Segundo o senador Ricardo Ferraço, que foi relator da reforma no Congresso, a nova lei vai permitir que o Brasil se torne mais competitivo no mercado internacional. “As grandes economias do mundo realizaram esta reforma décadas atrás, enquanto o Brasil se mantinha preso a estruturas arcaicas por questões ideológicas. Agora teremos melhores condições de crescer e de trazer para a formalidade as 90 milhões de pessoas que eram excluídas pela CLT”.
Já o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Jr., ressaltou que as novas regras passam a vigorar a partir de novembro e que seus efeitos começarão a ser sentidos com mais intensidade a partir do ano que vem, representando uma verdadeira revolução para o setor. “Passada esta fase de adaptação, teremos o período mais auspicioso da história dos bares e restaurantes a partir de 2018”, comemorou o dirigente.
Rodada de Negócios
Na terça-feira (29), a expectativa dos empresários girou em torno da rodada de negócios, uma excelente oportunidade para empreendedores e gestores da alimentação fora do lar e da hotelaria garantirem boas compras, trocarem informações e ampliarem sua rede de fornecedores.
Na ocasião, os empresários puderam negociar pessoalmente com fornecedores selecionados pelo Sebrae, a partir das demandas por produtos e serviços previamente apresentadas. Na edição 2016, ofertantes e compradores promoveram 51 reuniões, movimentando mais de R$ 600 mil. Somado aos negócios realizados na área de exposição, o volume de transações ultrapassou R$ 1 milhão. Neste ano, a expectativa é que o valor seja ainda maior.
Arena Show
Na Arena Show, um supertime de chefs capixabas e de outros estados colocaram a mão na massa com aulas práticas, ensinando nos dois dias de evento os segredos da cozinha ítalo-capixaba combinados às receitas de frutos do mar, massas, hambúrguer e comida vegana.
Participaram os chefs Juarez Campos (coordenador técnico do evento), Júlio Lemos, Paulo Gaudio, Ari Cardoso, Raquel Novais, Pablo Pavón, Bárbara Verzola, Rubens Salfer, Ricardo Bodevan, Hamilton Martins, Ivan Di Cesare, Emílio Recchia, Luiz Felipe Torezani, Amitai Meira, Duaine Clements e Tássia Magalhães.