15
08
17
Em votação do PDU, moradores decidem pela permanência de boates na Praia do Canto
A proposta de proibição de boates e casas noturnas na região conhecida como Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, foi rejeitada em votação do novo Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória, nesta segunda-feira (14), durante o Encontro da Cidade. Participaram servidores públicos, representantes da comunidade e do setor produtivo.
A ideia, apresentada durante as discussões do PDU, era impedir a concessão de licença para este tipo de estabelecimento, além de não renovar os alvarás em vigência. Com o resultado da votação, os empresários da região poderão continuar trabalhando normalmente.
Para o presidente do sindbares/Abrasel, Wilson Calil, a decisão revela a importância atribuída pelos moradores ao lazer e o reconhecimento a uma atividade econômica altamente relevante para a cidade:
“Os bares, restaurantes e casas noturnas são fundamentais para o entretenimento da população, para o fomento do turismo e também para a valorização da nossa gastronomia e cultura, além de contribuírem significativamente com a geração de emprego e renda. Só na região da Praia do Canto são centenas de postos de trabalho preservados com o resultado desta votação”, destaca Calil.
As emendas ainda podem ser alteradas quando o novo PDU for encaminhado para votação na Câmara. “Está sendo muito bom, as votações estão acontecendo de forma rápida”, comentou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, em entrevista ao Gazeta Online.
PROPOSTAS APROVADAS
Condomínios
20.000 m2
Os empreendimentos comerciais podem ter mais de 20.000 m2. Já os condomínios mistos e residenciais poderão ter até 20.000 m2
Camburi
Área de Proteção Ambiental
Aprovada que a área comercial da Infraero, que vai da Dante Michelini até a Avenida Norte-Sul seja colocada como Zona de Proteção Ambiental
Tabuazeiro
Pedra dos Olhos
Manter como zona de proteção ambiental a área em torno da Pedra dos Olhos
Parque Industrial
Altura
O limite da altura das edificações no zoneamento industrial passará para 67 metros de altura, antes eram 55 metros.
Centro
Revitalização
Ampliação da área onde é possível ter projetos especiais para revitalização do Centro de Vitória, que vai do Cais de Hidroavião até a altura do Forte São João.
Parque tecnológico
Sem residência
A área do parque, em Goiabeiras, não será de uso misto, ou seja, não terá a possibilidade de construção de residências
Enseada do Suá
Residências
Construções de empreendimentos maiores em casode pavimentos térreos comerciais e demais andares residenciais.
Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano
180 dias
É um fundo para investimento de projetos da cidade de Vitória que será colocado em prática a sua regulamentação em até 180 dias.
Fonte: Com informações do Gazeta Online e Secom PMV