11
05
17
Vitória apresenta o Anuário do Turismo 2016
A Prefeitura de Vitória lançou a versão digital do Anuário Estatístico do Turismo 2016. O documento apresenta um panorama do setor no mundo, no País e na Capital, além de traçar o perfil de áreas como hotelaria, trabalho e competitividade.
De acordo com o secretário de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), um dos objetivos da iniciativa é fortalecer a parceria com as entidades de todo o trade turístico, que, segundo ele, “é de suma importância para que os dados continuem sendo medidos, (a fim de) fortalecer e consolidar Vitória como um destino de Turismo de Lazer, buscando identificar, fomentar e incentivar o desenvolvimento de atrações e produtos turísticos que possam elevar a nossa captação neste segmento”, diz o secretário na abertura da publicação.
Indicadores
O Ministério do Turismo, o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas apuram anualmente o Índice de Competitividade dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico no Brasil. Vitória faz parte desse grupo, desempenhando um resultado superior à média das capitais e do país em 10 das 13 dimensões avaliadas. Nesta edição do estudo, Vitória subiu para a 10ª posição no índice geral entre todos os 65 destinos apurados.
Vitória é destaque em Capacidade Empresarial com um índice de 93,1, o seu maior índice das dimensões analisadas pelo estudo e o 7º maior dos 65 destinos indutores do turismo; também se destaca em Infraestrutura, sua melhor colocação, ficando em 3º; aspectos culturais, 4º; economia local, 4º; monitoramento, 7º; aspectos sociais, 7º; aspectos ambientais, 7º cooperação regional e 10ª colocação entre todos os destinos turísticos estudados. A dimensão que mais evoluiu foi Monitoramento, graças a ativação do Observatório do Turismo e um maior acompanhamento das estatísticas do turismo na cidade.
Quando o assunto é qualidade de vida, a Capital do Espírito Santo desponta. É nada menos que a segunda melhor cidade para se viver no litoral brasileiro, a que possui o melhor sistema de saúde do País e a 3ª para criar e educar filhos.
Em termos econômicos, Vitória é responsável por cerca de 29% do PIB estadual, alcançando um PIB per capita de R$ 86 mil/ano (IBGE, IJSN, 2012), o maior entre as capitais brasileiras.
Além disso, registra o 4º melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no Brasil (ONU, 2014).
Bares e Restaurantes
O turismo na cidade de Vitória é predominantemente de negócios, com o maior fluxo de visitantes se concentrando nos dias úteis da semana. Visando incentivar também o turismo
de lazer durante os finais de semana, a Prefeitura de Vitória promove o “Fim de Semana na Ilha” no mês de setembro.
A campanha une empresários da cidade para oferecer descontos especias em bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos voltados para turistas. Em 2015 o Fim de Semana na Ilha ganhou um novo impulso com voucher virtuais* compartilhados nas redes sociais. Além disso, a iniciativa mostra boa aprovação (66,7%) e um número crescente de
estabelecimentos participantes, de 40 em 2014 para 72 em 2015 e grande interesse que ocorra novamente (82,1%).