16
12
16
GURIRI É OFICIALIZADA COMO POLO GASTRONÔMICO
Reconhecido pelas belas praias e por uma culinária diferenciada, o balneário de Guriri, em São Mateus, no norte capixaba, acaba de ser oficializado como polo gastronômico. É o primeiro polo a ser inaugurado no Estado fora da Capital, e promete impulsionar ainda mais o turismo e a gastronomia na região.
A iniciativa foi promulgada pelo prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto, na última segunda-feira (12), e é fruto de uma parceria entre a Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Ilha de Guriri (Adetur), a Secretaria Municipal de Turismo e a Prefeitura de São Mateus, o Sindbares/Abrasel e o Sebrae. Também apoiam o projeto a Secretaria de Estado do Turismo e a Prefeitura de Vitória, que compartilhou as experiências dos polos gastronômicos da cidade, implementados a partir de 2015.
Para o coordenador da Regional Norte do Sindbares e diretor da Adetur, Leonardo Barbosa, a ação deverá transformar a região em um verdadeiro “shopping a céu aberto”, organizando e qualificando o turismo local. “Fomos buscar modelos de sucesso de fora, como Vitória e Rio de Janeiro, onde os empresários, por meio do associativismo, conseguem firmar parcerias com o poder público para qualificar o atendimento, os produtos e os serviços, além da infraestrutura. Guriri já possui uma vocação turística muito forte, e deverá obter excelentes resultados com essas medidas”, afirma o dirigente.
De acordo com a Lei Municipal 1582/2016, que cria o Polo Gastronômico de Guriri, além de parcerias para promover a qualificação dos estabelecimentos participantes, a Prefeitura ainda fica autorizada a destinar R$ 50 mil do orçamento de 2017 para a revitalização dos espaços públicos nas áreas do polo, com possibilidade de abertura de crédito adicional de R$ 50 mil.
Os empresários que tiverem interesse em aderir ao projeto devem entrar em contato com o coordenador da ação, Leonardo Barbosa, pelos telefones (27) 99909 7511 / 3761-1937, ou pelo e-mail leonardo@petiscosecia.com.